“Cada um tem a vida que merece”. Já ouviu falar em autorresponsabilidade?
Se você conhece o Paulo Vieira, palestrante, coach, escritor e autor de vários best-sellers, já sabe que ele sempre fala isso nos seus livros, treinamentos e vídeos da internet. Pode parecer um pouco duro, mas é a pura verdade.
Em “O Poder da Autorresponsabilidade – a ferramenta comprovada que gera alta performance e resultados em pouco tempo”, seu último livro, lançado em janeiro de 2018.
O Paulo se debruça no tema da autorresponsabilidade e explica porque cada um de nós é o único responsável pela vida que levamos.
Para ele, só existe uma excessão: as catástrofes. Fora isso, ninguém sai ileso da ‘culpa’ de estar vivendo a vida que leva.
Infelizmente a gente tem o hábito de sempre responsabilizar outras pessoas ou circunstâncias pelo nosso insucesso e pelos nossos problemas. É o caminho mais fácil, né?
Para pra pensar: quantas vezes você reclamou que seu salário era baixo, porque a empresa que trabalhava não te valorizava? Ou que a sua empresa está indo de mal a pior porque o Brasil está em crise e o governo é corrupto? Ou ainda que você não é promovida porque seu chefe não gosta de você?
Mas a grande verdade é que você, e só você, é responsável pela vida que está vivendo e pelos resultados que conquistou ao longo dos anos. Enquanto você continuar negando a sua própria responsabilidade pelos seus atos e escolhas, você vai continuar tendo os mesmos resultados negativos que tanto reclama.
Se você não entender que hoje você só colhe o que você mesma plantou, não vai conseguir ter boas colheitas.
Assuma o controle da sua vida
Você precisa assumir o controle da sua vida! E o primeiro passo para isso é se autorresponsabilizar pelas suas ações e pensamentos, sejam eles conscientes ou inconscientes. Tudo que acontece de bom e de ruim na sua vida pessoal, profissional e familiar é mérito seu.
Você precisa entender que toda causa gera um efeito, desde a roupa que escolhe usar no dia a dia até a decisão de continuar no emprego ou empreender.
A boa notícia é que quando começamos a nos responsabilizar e ter uma nova visão sobre a vida, tudo começa a melhorar.
No livro, o autor dá algumas ferramentas, para essa mudança de comportamento. Propõe exercícios e atividades para que isso se torne um novo hábito na sua vida, para que você alcance as mudanças que tanto sonha.
Ações para conquistar a Autorresponsabildidade:
- Calar-se em vez de criticar
- Dar sugestão em vez de reclamar
- Buscar a solução em vez de buscar culpados
- Fazer-se de vencedor em vez de vitimizar-se
- Aprender com os erros em vez de justificá-los
- Julgar as atitudes e não as pessoas
Espero que esse conteúdo te inspire a fazer a mudança que precisa para ter uma vida mais plena.
Caso você queira saber mais sobre autorresponsabilidade, Clique aqui para comprar o livro “O Poder da Autorresponsabilidade – a ferramenta comprovada que gera alta performance e resultados em pouco tempo”.
Para te ajudar, eu também separei o vídeo do Paulo Vieira que fala sobre autorresponsabilidade:
E agora, vai continuar colocando a culpa nos outros pela vida que está levando? Ou vai assumir, plenamente, a responsabilidade pela sua vida e gerar um ciclo de prosperidade e crescimento pessoal e emocional?
Gláucia Coutinho
Eu sou a Gláucia Coutinho, advogada, coach e especialista em finanças pessoais e investimentos. Sou apaixonada pelo comportamento humano e como ele pode ajudar ou prejudicar o nosso sucesso financeiro.
Lígia Menezes
28 agosto, 2018 at 5:09 pmMuito bom! É bem isso, temos que assumir a responsabilidade pelo que nos acontece! 🙂 Adorei o post!
10 conselhos para se tornar uma mulher de negócios de sucesso
26 setembro, 2018 at 6:53 am[…] as únicas responsáveis pela vida que queremos (tem um post falando só sobre isso aqui – http://www.glauciacoutinho.com.br/gc/autorresponsabilidade-tenha-a-vida-que-deseja/ – e se é sucesso que você busca, você precisa acreditar em você e parar de se comparar a […]