Todas as vezes que fiz mudanças na minha carreira, fui movida por essa frase da Eleanora Roosevelt: “Você deve fazer as coisas que acha que não consegue fazer”. Mude o mindset!
Não vou dizer que quando trocava de “emprego”, eram épocas tranquilas, porque não eram.
Sempre gostei de desafios, de aprender coisas novas e de ir além do limite. Ficava desmotivada quando o trabalho caia na rotina e quando decidia mudar, não tinha ninguém que me segurasse.
Antes de colocar a mão na massa e começar a descobrir se daria conta ou não meu novo “emprego”, eu ficava ansiosa, dormia pouco e tinha a sensação de que seria difícil! No fundo eu queria era empreender de verdade. De assumir que sempre quis ser empresária e que não queria ter meus sonhos limitados por decisões estratégicas das empresas nas quais eu vinha trabalhando.
Quando decidi pedir demissão para fazer o que eu mais tinha MEDO, ouvi das pessoas que eu mais esperava apoio, que eu não ia conseguir. Ouvi coisas do tipo: “no início você vai gostar, mas quando cair na rotina você vai se arrepender dessa decisão. Pense bem ante de fazer uma loucura dessas!” ou “Por quê você não continua trabalhando e toca o seu negócio em paralelo?” e muitas outras frases desencorajadoras. Quer mensagem pior do que deixar subentendido que a pessoa acha que você NÃO VAI CONSEGUIR?
Mude o mindset!
Quando decidi pedir demissão para assumir que queria ser empresária, eu estava trabalhando, pouco mais de 2 anos, com um “chefe” que passou grande parte do tempo me tirando da minha zona de conforto. Vivia me dizendo que não aceitava que outras pessoas dissessem o que ele deveria fazer e só pensava em inovação e pioneirismo para o negócio e para a vida pessoal dele, o tempo todo.
De tanto eu me desafiar e fazer coisas que eu achava que não dava conta, para entregar os projetos dele, comecei a me surpreender com os resultados que eu vinha alcançando. Todos foram muito além dos que eu já tinha conquistado. E olha que não foram poucos! Minha autoestima subia, eu me sentia mais confiante e cada dia que passava eu ansiava cada vez mais por colocar o meu projeto NEGÓCIO PRÓPRIO em ação. Fiquei viciada por fazer as coisas que eu achava que eu não ia conseguir.
Resumindo, comecei a acreditar que eu daria conta de qualquer coisa que eu verdadeiramente decidisse fazer. Desde que eu fosse humilde e persistente para avaliar os cenários e não desistisse na primeira dificuldade.
E assim eu venho fazendo com cada desafio que aparece na minha frente. Se por algum motivo me sinto resistente a determinada atividade ou projeto, já sei, lá no fundo, que vou acabar me dedicando a exatamente essa atividade.
Continuo tendo resultados acima dos imaginados e fico feliz em perceber que a cada desafio superado, me sinto mais forte e mais capaz! Quanto mais eu faço, mais quero e não consigo me imaginar tendo uma atitude diferente desta!
E você? Existe alguma coisa que você acha que não consegue fazer? Como você se sente em relação a essa sensação de querer e achar que não consegue?
O recado que deixo é: Tente primeiro antes de achar que não consegue! Mude o mindset!
NÃO SE AUTOSABOTE JÁ NA LARGADA!
Gláucia Coutinho
Eu sou a Gláucia Coutinho, advogada, coach e especialista em finanças pessoais e investimentos. Sou apaixonada pelo comportamento humano e como ele pode ajudar ou prejudicar o nosso sucesso financeiro.